[DURA PRAXIS, SED PRAXIS]

É verdade, vou falar sobre o assunto mais mediático do momento. Não é coisa que costumo fazer mas depois de ouvir tanta porcaria a ser dita sobre isto, não me consigo conter.
Pouco antes de ingressar no mundo académico, lembro-me de falar com colegas que já lá andavam e que já tinham passado pela praxe, e lembro-me como se fosse hoje de ter dito que NÃO queria entrar para aquela "palhaçada" (chamava-lhe eu na altura). Não compreendia qual era o objectivo de sermos humilhados, de sermos violentados, rebaixados, etc. Mas vai contra os meus princípios criticar, sem antes experimentar. Resolvi dar o beneficio da dúvida, o no primeiro dia de Universidade, lá estava eu, no portão da escola, de roupa velha, com medo, com dúvidas, mas lá fui. Entrei na escola e deparei-me com gente a gritar comigo, a chamarem-me de tudo o que de pior pode haver, a ter de olhar para o chão...não vou mentir, a ser humilhada, sem dúvida nenhuma! No fim, desse primeiro dia, saí na escola, liguei aos meus pais, ao meu namorado, não parava de chorar, sentia muita pressão, era "obrigada" a ter de sair a noite e o que mais me apetecia era dizer logo "não" e por um ponto final naquilo. Mas não sei ainda bem porquê, todas essas pessoas com quem falei, que eram especiais para mim, convenceram-me a não desistir naquela altura, disseram que com o tempo ficaria mais fácil...."Mas porque é que eu me vou sujeitar a isto outra vez?" perguntava eu, mas lá fui mais uma vez, e outra, e outra, e outra...e realmente com o tempo aquilo foi mudando. Os olho no chão passaram a ser sinais de respeito, os gritos passaram a ser de motivação, e todos aqueles que estavam na mesma situação que eu, passaram a ser companheiros.
Não vou fingir que foi tudo fácil, não! Não vou dizer que não passei por coisas difíceis, porque passei! Mas acima de tudo, descobri pessoas, costumes, aprendi a viver, a defender o meu curso e a ter força para seguir o meu futuro! Mas o melhor de tudo é saber que passei por isso tudo, e no fim ganhei muito mais! Ganhei força, respeito, amigos, o belo traje, e aprendi a ser eu mesma!
Hoje consigo olhar para trás e ver quanto aprendi sobre a vida naquele tempo de praxe e confesso que sinto alguma saudade daquele companheirismo entre caloiros e daquela força em defender a nossa escola e o nosso curso! A paixão que se ganha com isso!
Sinto pena, muita pena, de tudo isto que se anda a falar no país, pois quem fala contra, são aqueles que não viveram a praxe, são aqueles que não conhecem a essência! Se repararem, a maioria (para não falar mesmo na totalidade) que passou pela praxe, gostou! Se gostaram, é porque não é o bicho de 7cabeças que a comunicação social anda a fazer! Quem passou pela praxe, sente paixão por tudo aquilo que passou!
Após ter passado por isto, sou capaz de dizer que o voltava a fazer sem ter de pensar duas vezes!
Para aqueles que vão apenas entrar no mundo académico nos próximos anos, posso aconselhar a não terem medo, a fazer parte e a VIVER A PRAXE como ela deve ser vivida porque vale tudo a pena!

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Enviar um comentário