O post de hoje é bastante diferente do habitual e é sobre algo de que me custa um pouco a falar! Auto-estima, aceitação corporal, viver com os nossos defeitos. Quando me propuseram fazer este post como uma especie de colaboração entre várias bloggers, o meu primeiro pensamento foi "eu não consigo", E isto custa-me porque na verdade não sinto nada disso. Olho-me ao espelho e não gosto do que vejo! E o pior é culpar-me diariamente por isso.
A uns anos atrás era bem magrinha (ao ponto de até querer engordar), pois eu comia o que a minha mãe me dava, apesar de já comer bem porcarias, e fazia exercÃcio fÃsico quase diário, logo, tinha uma boa saúde e uma boa aparência fÃsica. Com a entrada na faculdade muitos hábitos mudaram. Maus hábitos alimentares, como, refeições rápidas, comer antes de dormir, maus lanches na escola começaram a existir, mas o pior foi mesmo deixar de fazer exercÃcio fÃsico. Com o passar de 3 anos engordei 10 kilos!
O maior problema não são os números na balança, pois sinceramente isso não me importa muito, mas sim o que veio com eles. Muita celulite, barriga completamente flácida e inchada, a roupa deixar de servir e quando me apercebi de tudo isto, estava a sentir-me uma verdadeira baleia! Senti-me feia, deformada,gorda...passei a odiar aquilo que via!
Rapidamente decidi que isto tinha de mudar, eu não me podia transformar naquilo! Atenção com a alimentação e exercÃcio fisco começaram a fazer parte da minha vida, mas como sabem, estas mudanças demoram a acontecer e existem muitos maus dias em que perco a vontade e a confiança de continuar, e sim, isto acontece-me muito! Estar a fazer esforço por lutar por mim e não ver mudanças, continuar a ver aquele ser indesejável ao espelho, é muito difÃcil, e perco a vontade de continuar por completo! Felizmente existem dias que acordo mais confiante e não sei como mas ganho forças para continuar, algo no fundo me faz lutar por mim!
Eu não me sinto mal em relação a mim, por me fazerem pressão, por querer ser como aquela ou aquela, mas sim porque não gosto mesmo do que me tornei, eu desleixei-me, eu deixei destruir aquilo que tinha bem, eu estraguei-me! Nunca tive comentários maus em relação ao meu aspecto, ou os que tinha (e tenho) são em tom de brincadeira por pessoas amigas e que até eu brincava, mas de momento até esses custam!
Sinto culpa por tudo isto, que é mesmo o pior! Saber o que fui e o que sou agora, dói muito.
Nem todos os dias acredito que sou capaz, mas esforço-me por isso! Penso que as coisas não se conseguem de um dia para o outro e com um estilo de vida saudável tudo há de voltar ao que já foi, em que gostava de mim.
Ponderei mesmo não participar nesta colaboração, mas depois consegui perceber que se calhar devia falar sobre isto, pois acredito que existe muita gente como eu, que não se sente bem consigo própria, que não sente força para mudar isso...mas eu estou aqui para dizer, que vamos conseguir! Acredito que todas nós somos mais fortes do que pensamos e que se quisermos, conseguimos! E não são precisas dietas malucas nem planos de treino exagerados...só precisamos de levar um estilo de vida saudável e ter a noção de que as diferenças demoram a aparecer. Desde que comecei a ter mais cuidado comigo já perdi 5kilos, não gosto de como estou mas vejo uma esperança, e sei que vocês também conseguem!
Peço desculpa pelo tamanho do texto, mas para falar sobre isto tinha mesmo de ser assim. Espero mesmo que não se sintam como eu, mas se por acaso alguma de vocês sentir, vamos fazer um pacto e lutar juntas para atingirmos aquilo que queremos e sentir a tão falada aceitação corporal, porque acima de tudo temos de aceitar o que somos porque a perfeição não existe!